História

O GRIB - Grupo Recreativo Independente Brandoense foi fundado em 21 de novembro de 1974, por um grupo de jovens, que pretendia dinamizar modalidades desportivas e proporcionar actividades recreativas aos escalões etários mais jovens. Desde sempre, e porque alguns dos fundadores foram praticantes da modalidade, o GRIB dedicou-se especialmente ao Basquetebol.

Ao longo da sua existência o GRIB promoveu e participou em torneios de Ténis de Mesa, disputou as competições distritais de MiniFutebol e participou nas primeiras edições das MiniOlimpíadas Concelhias em todas as modalidades, apresentando habitualmente a representação mais numerosa. Foi também, com as cores do GRIB, que os praticantes de Ténis de Paços de Brandão começaram a participar nos Torneios oficiais da modalidade. Após vários anos de competição, a secção encerrou com a fundação do Clube de Ténis de Paços de Brandão.

Fora do âmbito desportivo, mas sempre com o intuito de proporcionar actividades saudáveis às crianças, o GRIB organizou durante cerca de 8 anos um Desfile Carnavalesco, evento que teve muito sucesso na época.

Contudo, a modalidade rainha do GRIB foi sempre o Basquetebol. Durante diversos anos participou nos campeonatos oficiais em todos os escalões, em condições precárias, dado que não havia Pavilhão Desportivo em Paços de Brandão. De facto, e apesar de toda a boa vontade, quer dos directores, quer dos atletas, a falta deste equipamento essencial levou a que o GRIB suspendesse a prática do Basquetebol, em termos competitivos, em meados da década de 80.

Com o aparecimento do Pavilhão Gimnodesportivo na Escola EB 2,3 de Paços de Brandão, inaugurado no 2.º semestre de 1996, o GRIB decidiu reactivar a dinamização da prática do Basquetebol, alargando-a desta vez ao sector feminino.

O GRIB construiu o seu Pavilhão Desportivo. Esta obra, elogiada por todos e motivo de orgulho de todos os brandoenses e dos seus atletas, dispõe de três campos de treino com as medidas oficiais.